AMD: primeiro processador de 64 núcleos lançado a 7 de fevereiro

 Em Sem categoria

Fabricante norte-americana revelou os detalhes finais sobre o Threadripper 3990X. A AMD diz que o Threadripper 3990X será capaz representa um acréscimo de 51% de desempenho face ao atual modelo topo de gama da empresa.

O processador AMD Ryzen Threadripper 3990X, provavelmente, o primeiro do mundo com 64 núcleos para computadores pessoais, vai ser lançado a nível global a 7 de fevereiro, anunciou a empresa durante o Consumer Electronic Show (CES), que está a decorrer em Las Vegas, EUA. O preço está fixado nos 3990 dólares – o mesmo número da designação do nome do chip –, que ao câmbio atual correspondem a 3560 euros (o preço para os mercados europeus ainda não foi confirmado).

A tecnológica revelou também a lista completa de especificações deste “monstro”: além dos 64 núcleos de processamento, o Ryzen Threadripper 3990X tem 128 threads (linhas de execução de processos em paralelo), uma memória cache de 288 MB, uma potência térmica máxima de 280 watts; foi ainda revelado que a velocidade de relógio base é de 2,9 GHz e que pode ser elevada até 4,3 GHz.

No que a performance diz respeito, a AMD diz que o Threadripper 3990X será capaz de entregar mais 51% de desempenho do que o atual modelo topo de gama da empresa, o Threadripper 3970X, na renderização de conteúdos. Já no teste de performance Cinebench, o processador atingiu 25.399 pontos de desempenho – contra os 17.000 pontos, em média, que o Threadripper 3970X consegue atingir.

«O AMD Ryzen Threadripper 3990X é a solução definitiva para a criação de conteúdo digital para profissionais que trabalham com animação 3D, efeitos visuais com renderização ray-tracing e codificação de vídeo 8K», detalha a empresa em comunicado sobre o público-alvo deste novo processador.

Quando falou pela primeira vez neste processador, ainda em 2019, a AMD já tinha adiantado que era destinado para estúdios de produção de filmes para Hollywood, tendo inclusive o processador já sido usado no filme Terminator: Dark Fate.

Posts Recentes

Deixe um Comentário

0