Nova versão de Chrome avança com proteção contra phishing em tempo real

 In Sem categoria

A versão 79 do browser também permite ao utilizador saber se a sua palavra-passe foi roubada.

A Google começou a disponibilizar a versão 79 do Chrome, que deverá chegar gradualmente a todos os utilizadores da versão desktop nas próximas semanas e que reforça a aposta na proteção do internauta. Assim, o browser vai passar a avisar o utilizador se a sua palavra-passe foi roubada no âmbito de uma falha de segurança. A funcionalidade já estava disponível em extensões e em ferramentas específicas, sendo que agora passa a estar diretamente embutida no Chrome, refere o The Verge.

Para ativar a funcionalidade é preciso aceder às Sync Settings do browser e a Google refere que usa múltiplas camadas de encriptação para garantir a segurança das palavras-passe.

Outra novidade do Chrome 79 é a proteção contra phishing, que agora passa a ter uma opção para ser realizada em tempo real. A Google estava a utilizar uma lista de sites de phishing que era atualizada a cada 30 minutos, mas chegou à conclusão que essa janela de tempo permitia aos cibercriminosos mudar rapidamente os domínios.

Com a nova proteção em tempo real, a empresa espera conseguir detetar mais 30% de casos de phishing. A Google também adianta que não irá rastrear os sites visitados pelo utilizador, pois apenas verificará uma parte do URL e não o endereço completo.

Recorde-se que o phishing é um método de hacking em que os cibercriminosos levam os utilizadores a clicar em links maliciosos para páginas falsas onde é necessário escrever a palavra-passe, o que faz com que os atacantes passem a ficar com essas credenciais.

Recent Posts

Leave a Comment

0