É o fim das passwords? Windows 10 tem mais um aliado para acabar com esta autenticação

 Em Sem categoria

Há muito que a Microsoft decretou o fim das passwords. A empresa quer remover este elemento dos seus serviços e garantir outros mecanismos mais seguros de autenticação. As propostas têm surgido e dados provas do que conseguem fazer.

O Windows 10 é por agora o melhor exemplo de como as passwords podem ser dispensadas e substituídas. Este recebeu agora um novo impulso, com a possibilidade de usar as chaves da Yubico para fazer a autenticação no sistema.

Quem usa as mais recentes versões do Windows 10 já reparou que cada vez menos o conceito de passwords está presente. A Microsoft resolveu terminar com este elemento e usar agora coisa mais simples como os pins ou dados biométricos.

A segurança garantida é muito maior uma vez que pode ser combinada com outros elementos, protegendo ainda mais os utilizadores. Há ainda uma facilidade maior em recuperar o acesso em caso de problemas com a autenticação no Windows 10.

Para fortalecer estes processos, a bem conhecida Yubico trouxe agora igualmente as suas chaves físicas para a autenticação do Windows. Assim, qualquer utilizador pode autenticar a sua conta diretamente com estas chaves USB de segurança.

Estas já podiam ser usados em ambientes Web, na autenticação de serviços como o Gmail ou o Dropbox. Claro que o suporte para os diferentes sistemas operativos era também uma realidade. A grande novidade aqui é mesmo a sua utilização para a autenticação no Windows.

Depois de vários meses em teste, o novo software que traz esta capacidade foi agora aberto ao público. Quem tem uma destas chaves Yubico pode registar-se e começar a usar este novo mecanismo de autenticação seguro.

Se ignorarmos que apenas funciona em contas locais, este é decerto o mecanismo perfeito de autenticação. Estas chaves físicas são extremamente seguras e dispensam o memorizar de qualquer password. Sempre presentes, têm também mecanismos fiáveis de recuperação.

Posts Recentes

Deixe um Comentário

0